Páginas

quarta-feira, 28 de março de 2012

Vinho e alegria nas talhas da religião.

Evangelho de João 2

“E estavam ali postas seis talhas de pedra, para as purificações dos judeus, e em cada uma cabiam duas ou três metretas.
Disse-lhes Jesus: Encham de água essas talhas. E encheram-nas até em cima.”

João inicia o capitulo dois de seu evangelho com uma hipersensibilidade relacionada aos fatos marcantes do ministério de Jesus. 

No capitulo dois de seu evangelho ele é capas de nos conduzir de forma marcante a dois acontecimentos relacionados a vida de Jesus. Acontecimentos esses que são narrados de forma antagônica com relação a cronologia dos fatos.

O primeiro, acontecimento a ser narrado por João é o extraordinário milagre de transformar a água em vinho em um casamento que estava prestes a ser marcado pela tristeza, uma vez que a narrativa nos diz que o vinho que conduzia a alegria da festa havia acabado.

O segundo acontecimento, diz respeito a entrada de Jesus no templo de Jerusalém, onde ele após ver todas as atrocidades que os homens estavam fazendo em nome de Deus,virou as mesas e expulsou a todos que faziam da casa de Deus um lugar de comercio e de riquezas iníquas.

Essas duas historias narradas por João em um só capitulo e sem nenhuma preocupação cronológica dos fatos (a entrada no templo se da no final de seu ministério) já nos trariam grandes lições. E para mim a maior delas esta no fato de que João ao escrever o seu evangelho não esta preocupado com o tempo ao qual Jesus realizou todas as coisas, mas sim com a mensagem que Jesus deixou através de todas as suas ações e reações entre os homens.

Hoje pela manhã, ao ler João 2 uma única coisa me salta aos olhos. Ao transformar água em vinho nas talhas da “purificação” Jesus estava mandando uma mensagem a todos os que o desejam conhecê-lo mais e mais.

Ele veio transformar o que esta seco e oco (Religião) em uma relação de amor com o vinho da alegria.

As talhas que antes de Jesus serviam como processo religioso, agora depois Dele, servem como recipientes da alegria!

Deus em Jesus, veio dizer que existe alegria no relacionamento com o Deus Pai da alegria!

Quem não entender isso, sempre buscará processos para se relacionar com Deus.

Penso nisso...

Nenhum comentário:

Postar um comentário