Páginas

quarta-feira, 28 de março de 2012

Lugar de misericórdia... Onde?

Betesda localizava-se na zona norte de Jerusalém.


A seu tempo uma historia tomou conta de suas redondezas fazendo com que da noite para o dia Betesda se torna-se um lugar conhecidíssimo de todas as partes de Jerusalém. Como o misticismo fazia parte de sua cultura, em Betesda, espalhou-se a noticia de que suas águas eram águas que curavam. A noticia alardeou a todos! Como assim? Águas que curam? A grande verdade era que alguém havia espalhado a noticia de que um anjo descia do céus uma vez ao ano e tocava as águas em Betesda,e que o primeiro a mergulhar nas águas após o toque do anjo seria curado.


Apenas essa noticia foi necessária para Betesda se tornar uma cidade de romarias contastes. Milhares de doentes ao saberem da noticia corriam para lá afim de se beneficiarem dos poderes curativos das águas de Betesda.


Os ricos pagavam escravos para levarem seus doentes e ali permanecerem com eles em uma disputa desenfreada rumo ao tanque!Os cegos clamavam por misericórdia, pois precisavam tatear tudo e a todos até chegarem ao tanque.Os aleijados e paralíticos amargavam uma dor horrendo por sempre estarem em desvantagem. Por razões humanitárias, os governantes resolveram erguer cinco pavilhões afim de que o lugar suportasse tantos enfermos. Os pavilhões, eram o abrigo de milhares de doentes abandonados por suas famílias que não conseguiam lidar com as doenças.Penso que os mais abastardos, alugavam e subornavam os melhores lugares afim de que caso tudo fosse verdade, mais perto de alcançar a graça em um lugar de desgraça eles estariam. Alguns doentes, na angustia de se verem livres de suas chagas, tentavam se antecipar ao possível toque do anjo. Pulavam antes! Mas ao final de cada mergulho, concluía-se que a água era agitada pelo vento e não por um anjo. O ambiente era tenso demais! Haviam aqueles que diante disso desistiam! Mas sempre alguém que se sentia melhor tratava de manter a noticia acessa!E a esperança voltava ao coração dos enfermos de Betesda por mais um ano.


Betesda significa lugar de misericórdia, mas o que se via era horrível! Todos os tipos de doenças existentes no mundo estavam ao redor daquele tanque.Alguns a anos estavam ali em total rendição a fé que se confessava em Betesda.
Ao entrar nesse lugar, Jesus se depara com uma triste realida. Todos ali afirmavam que a historia era real.


E diante disso, ele passa por todos os que ali se encontravam em certa vantagem segundo a confissão de fé existente no lugar e encontra um paralitico que a 38 anos esta ali parado esperando seu momento.


“Você quer ser curado”? – Perguntou Jesus.


Respondeu o homem: “Senhor, não tenho ninguém que me ajude a entrar no tanque quando a água é agitada. Enquanto estou tentando entrar, outro chega antes de mim”.
“Levante-se, toma o teu leito e anda!” – Disse Jesus.


Imediatamente aquele paralitico começou a sentir suas pernas! Depois começou a sentir que podia firma-las no chão! Deu um passo...Outro...Depois mais outro! E aquilo que parecia impossível aos seus olhos aconteceu! Ele pegou seu leito, voltou a andar e saiu de Betesda.


Ao curar aquele paralitico e faze-lo sair daquele lugar, Jesus deixou algumas lições a nós.


Quando limitamos Deus a um lugar, Deus fica do tamanho desse lugar, e por ter tamanho, tambem tem limites para agir! Para os que buscavam um milagre em Betesda, Deus tinha o tamanho de um tanque de cinco pavilhões, só agia através de ponto de contato sendo esse um agitar de águas, e se recusava a tocar as férias de seus filhos, pois segundo a fé existente ali, não era Deus quem tocava as feridas, mas sim um anjo que fazia da água um ponto de contato para intervenção divina.


Os místicos e religiosos sobrevivem de ilusões e não medem esforços para manter vivas as falsas espectativas na alma dos mais fragilizados. Quem serve a Deus e acredita que Ele brinca de “quem chegar primeiro ganha”, ainda não reconheceu Deus em Jesus, e por assim ser, vive com o coração como o de Felipe:


“Jesus, mostra-nos o Pai...Faz um sinalzinho ai vai...”


Viver em lugares onde a fé esta adoecida pode nos adoecer em níveis que ninguém imagina. O homem entrou em Betesda possívelmente carregado por ser um paralitico no seu físico, mas ter vivido 38 anos em um lugar onde Deus brinca de “Quem chega primeiro ganha” paralizou ele na alma!


“Senhor, não tenho ninguém que me ajude a entrar no tanque quando a água é agitada. Enquanto estou tentando entrar, outro chega antes de mim”.


O lugar que carregava no nome o significado “misericórdia” recebe uma denuncia!


Ninguem é capaz de carregar ninguém onde Deus só pode curar um...


Os milagres de Deus, não favorecem os mais ricos ou os que possuem habilidades para estarem aptos a chegarem primeiro ao milagre. Antes, os milagres de Deus acontecem na vida dos que em total desfavorecimento da vida, vivem em presos nos grilhões do impossível sem a esperança do possível voltar a habitar no coração.


Em Betesda, esse paralitico denuncia o que acontece em muitos lugares onde Deus é buscado pelo que pode dar e fazer e não pelo que é!


“Não tenho ninguém que me carregue...”
O único milagre que revela o agir de Deus na vida dos homens, não é o de fazer coxos andarem, cegos enxergarem ou dor de cabeça desaparecer! O milagre que revela Deus agindo na vida dos homens é o milagre da solidariedade! Os braços e as mãos que se estendem aos que carecem de serem carregados.Isso porque cirstianismo não se baseia em “sobrenaturalidade” e sim em corações rendidos uns aos outros pelo amor de Jesus Cristo.


A igreja não é a realizadora de milagres, ele é o milagre! Desse modo, igreja não é, nunca foi e chamais será uma multidão de pessoas chorando e clamando a Deus por milagres em cultos que apaziguam o coração. Igreja são pessoas que a semelhança de Cristo, acreditam que podem fazer a diferença nos lugares onde pessoas perderam a esperança.


Eu acredito que a historia do tanque de Betesda é um alerta para que a Igreja do Senhor Jesus Cristo nunca se esqueça de que o nosso compromisso é estar presente nos lugares onde Deus não faz mais sentido para muitos...Ainda que esse lugar carregue o nome de “misericórdia”. Quem tem ouvidos ousa.


Pense nisso.


André Ferraz. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário